0

Acessibilidade: Como instalar a Luciana, a voz brasileira do Google, no seu smartphone ou tablet

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quando se fala em acessibilidade no Android logo se pensa no recurso nativo chamado Talk Back. Esse na verdade, se acessado direitinho, aciona uma voz que indica os aplicativos do celular e até complementa a função de muitos outros. Porém essa voz é em inglês e como tal, fala enrolado. Por isso é necessário baixar a voz Luciana que é a voz brasileira do Google e que substitui a voz gringa.

Eu, no post sobre o sintetizador de voz Luciana, só falei do aplicativo sem explicar como se intala. E teve uma amiga que, numa conversa de comadres, me disse: "olha, eu tentei mas não rolo"u. Então, vou ensinar aqui o passo-a-passo para você instalar o sintetizador de voz Luciana e fazer o seu smartphone ou tablet falar português.

1. Antes de baixar a voz Luciana, baixe um aplicativo gratuito chamado SVOX Classic. É ele que vai fazer a voz funcionar. Para baixar, clique no link de Download do Google Play.

2. Depois de baixar, você abre o aplicativo. Imediatamente vai aparecer várias bandeiras e você só tem que clicar na bandeirinha brasileira que é a que corresponde `voz Luciana.

3. Se você quer comprar a voz, clique em "Buy the voice" (compre a voz). Senão, Get it Trial (adquira versão teste), que nada mais é do que o uso gratuito do aplicativo por 30 dias. Mas o aplicativo é tão bom e útil que vale a pena comprar. Até porque custa R$ 6,00. Para comprar você precisa ter cadastrado um cartão de crédito internacional vinculado a sua conta do Google. Não se preocupe porque a compra é segura e, se por algum acaso você tiver que formatar o seu smartphone ou tablet e perder os aplicativos pelos quais você já pagou, você só tem que baixar novamente, de graça. Tudo o que você compra na loja oficial do Google, aconteça o que acontecer, você só paga uma vez para baixar no seu aparelho. 

4. Comprou a voz? Beleza. Abra o aplicativo. Ele vai checar a licença e isso pode demorar alguns minutos. É provável que, na primeira vez que você for acessar tenha que fazer o download de alguns dados. Isso é mais ou menos 20 MB. Utilize uma internet wifi para ser mais rápido. 

5. Vá no botão que tem ao lado da frase "Use this voice in other apps" (use esta voz em outros aplicativos). Clique. 

6. Vá em Configurações Padrão. Clique em Mecanismo Padrão e selecione a opção SVOX Classic TTS. Em "Mecanismos", selecione a opção SVOX Classic TTS.

7. Sempre que você for abrir um aplicativo e abrir a opção de como você deve concluir a ação, ou seja, que aplicativo você deve usar para rodar a voz, sempre escolha o SVOX Classic TTS.

E pronto. O seu aplicativo está instalado. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Lembrando que o meu smartphone  é um Samsung Galaxy GT-S7500L - Ace Plus e todos os passos funcionaram perfeitamente dessa forma. Não trancou, não deu deu problema nem quando eu formatei o meu cartão SD e e reinstalei todos os aplicativos novamente.