Baixa Visão: Big Laucher

domingo, 6 de janeiro de 2013

Antes de conviver com meus amigos da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis), eu era como a maioria das pessoas que consideram ter uma visão normal: uma ignorante no assunto. Pra mim, só existia três tipos de pessoas: os de visão normal, os cegos e os que tinham alguma dificuldade de enxergar causada por catarata, estigmatismo, idade ou outra disfunção de nome complicado. Mas não. Tem o povo da baixa visão. E esses, na maioria dos casos, não usam bengala branca mas tem uma dificuldade muito grande para enxergar o mundo como nós conhecemos. Para navegar na internet usam leitores de tela ou ampliadores de tela que faz com que as letras fiquem ENORMES. Muitas vezes, só a letra ser grande não basta. Tem que ter um contraste forte para que eles possam ler normalmente. 

A jornalista Mariana Baierle e o historiador Felipe Mianes sabem bem o que é isso porque ambos tem baixa visão. Pra esclarecer tudo de uma vez por todas, a dupla dirigiu um documentário sobre o assunto chamado Olhares - o qual eu recomendo fortemente. Nele, os depoimentos de jovens e adultos com deficiência visual de vários graus jogam por terra muitos mitos que rondam o universo dos cegos e das pessoas de baixa visão. 

Mas vamos ao aplicativo

Em alto contraste. Fundo azul, letras grandes amarelas está escrito em inglês: meus contatos, Com estrela, Números, Adicionar contatos

Primeiro deixa eu explicar o que é Laucher. Laucher é um aplicativo capaz de mudar o visual do seu Android. Você não precisa ficar pra sempre como ele veio de fábrica. Eu já experimentei vários e não me arrependo. Os Lauchers personalizam os ícones nativos do celular e os novos aplicativos e a maioria permite   que você coloque eles em pastinhas ao invés de ficar virando páginas e páginas e deixar tudo misturado. 

Partindo desse princípio o Big Laucher muda o visual do seu Android para que tudo nele tenham letras enormes e em alto contraste. Quem tem a visão considerada normal pode achar feio, mas quem precisa de letras grandes, vai achar funcional. 


Ele substitui os comandos normais do seu Android e até onde testei ele funciona bem. Testei a versão gratuita e por isso ela tem algumas funcionalidades limitadas ou bloqueadas. Por isso, vale a pena o teste e se gostar, baixar. No link do aplicativo, tem todos os detalhes. Inclusive a informação de que esse é um aplicativo premiado. Bacana, né?

Detalhes do aplicativo:

Nome: Big Laucher
Tipo de deficiência: Visual - Baixa Visão
Função: Disponibiliza uma nova interface com ícones grandes e alto contraste na tela
Minha avaliação: 1 a 5 -> 4
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito mas para ter todas as funcionalidades tem que adquirir a paga
Desenvolvedor: Big Laucher Team
Contato: contact@biglauncher.com
Site do projeto: http://biglauncher.com/
Link para download no Google Play

.