0

DeafPals: Uma rede social para surdos

domingo, 20 de janeiro de 2013
Descrição da imagem: Tela fundo preto. No topo, minha foto quadrada. Ao lado, meu nome, minha idade, 36, e o sexo femino. Abaixo tres linhas e tres colunas cada uma com um quadrado. Na primeira linha, o primeiro quadrado indica status, o segundo, Feed de Noticias e o terceiro, caixa de entrada. Na segunda linha, Os ícones representam amigos, videos e fotos. Na terceira linha duas setas em sentido contrário representam mensagens diretas aos participantes da rede, chat e informações do perfil. A imagem está cortada porque não apresenta os demais ícones que tem na rede social.

A cada dia, com o sucesso cada vez maior do Facebook, surgem novas redes sociais com o objetivo de integrar (ou segregar) as pessoas conforme seus interesses e suas especificidades. Nessa onda, se encaixa perfeitamente o DeafPals, uma rede social que tem como objetivo fazer com que pessoas surdas, com dificuldade de audição e até ouvintes se conheçam e troquem suas experiências. Só que, pelo teste que fiz, vi que a intenção é bacana mas na prática não funciona. 


  • Primeiro ponto: No quesito idioma não tem Português. Mas tudo bem. Todas as redes sociais estrangeiras que conhecimentos tinham esquecido de nós nas configurações. Depois é que enchemos tanto o saco que eles acabaram fazendo a nossa alegria.
  • Segundo: Você preenche o perfil mas não coloca a foto na hora que preenche o perfil. Tem que adivinhar que a sua foto-avatar será inserida quando você for ao ícone "foto", que nada mais é que um espaço para colocar diversas fotos públicas, e escolher uma para ser a sua identificação.
  • Teceiro: Depois que você fez o seu perfil, pelo aplicativo do celular é impossível editá-lo. Apenas indo no site da rede social www.deafpals.com.


Superado isso, pense: o que é necessário para uma rede social funcionar? Ser social. Ter pessoas por lá com quem você pode interagir. Fiz o teste. Pedi para listar as pessoas que dizem morar no Brasil. Sabem quantas apareceram? OITO. Incluindo eu. Dessas, uma tinha o perfil bloqueado, outra era ouvinte. Pedi para ser amiga de todos. Não obtive resposta de nenhum. Isso porque, talvez, o aplicativo não permita notificações na tela. 

Ou seja: sem sociedade não dá vontade de interagir e se torna inútil. Por enquanto, ele não tem muita usuabilidade, embora a intenção seja ótima. Ainda tem muito para ser aprimorado como aplicativo. Pelo site é possível convidar amigos do Facebook. Mas, se você já tem seus amigos lá, porque levá-los para outra rede? Pois é...


Detalhes do aplicativo:

Nome: DeafPals
Tipo de deficiência: Auditiva
Função: Socializar deficientes auditivos e ouvintes em uma rede onlines
Minha avaliação: De 1 a 5 - 2
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: DeafPals
Contato: deafpals@gmail.com
Link para download no Google Play

Nenhum comentário:

Postar um comentário