Identificador de cores para daltônicos: ColorFind Standard

sábado, 5 de janeiro de 2013
Imagem do aplicativo: na letras brancas numa lista de fundo cinza se le Color Find Standard. Abaixo sobre uma lista mais larga preta, escrito em cinza cor igual a vermelho. em seguida um botao de sair. Abaixo o aplicativo está apontando para a imagem de varios lápis coloridos e o cursor está sobre o lápis vermelho que o aplicativo identificou

Se existe algo que ainda me surpreende é quando descubro que um amigo é daltônico. Diferentemente da maioria de outras deficiências é algo que, se a pessoa não falar, nunca iremos saber. Diferença? Pra nós não faz, mas as pessoas que convivem com o daltonismo podem, involuntariamente, passar por situações complicadas.


Bom, se não fosse uma dessas situações, talvez até hoje, o daltonismo seria um mistério para a humanidade. Reza lenda que, o  primeiro cara a estudar essa deficiência visual - John Dalton - isso lá pelo século XVIII. O champs descobriu por acaso que não enxergava as cores como as demais pessoas. Tudo porque, um belo dia, ele foi comprar um par de meias de seda, que para ele era azul pardo, para presentear a sua mãe e na verdade as meias eram vermelhas. Nada de mais, porque eu acho o vermelho bem mais bonito, só que eles eram cristãos da Sociedade dos Amigos, conhecidos como quacres e, segundo os fundamentos dessa sociedade, todos eram iguais e não poderiam se vestir com roupas de cores chamativas.

Esse incidente culminou em pesquisas nas quais Dalton descobriu que no olho das pessoas que tinham o mesmo problema que ele, as células não reconheciam  ou reconheciam de maneira alterada, três grupos de cores: verde, amarelo e vermelho, e azul-violeta. Algumas pessoas não reconhecem os três. Outras não reconhecem apenas um ou alguns. 

Para ajudar a identificar uma cor em tempo real que foi criado do aplicativo ColorFind Standard

Vamos ao aplicativo:

ColorFind Standard  muito, mas muito simples. Sabe aquela máxima que diz que o menos é mais? Pois é o caso. Totalmente em português, ele identifica a cor que fica sobre o cursor na tela imediatamente. E sem frescura. No caso o azul é azul. O verde é verde. E o vermelho é vermelho. Nada de ciano, magenta, vermelho adocicado ou nomes sem sentido. 

Tem horas que simplicidade é tudo nessa vida. Taí, gostei. 

Detalhes do aplicativo:
Nome: ColorFind Standard
Tipo de deficiência: daltonismo
Função: identificar as cores
Minha avaliação: de 1 a 5 → 5
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: GoldenShores Technologies, LLC
Contato: colorfind@gmail.com

Acessado em 5 de janeiro de 2013.