0

Para deficientes visuais – personalize a vibração do celular: VIBE

sábado, 12 de janeiro de 2013

Descrição da imagem: fundo cinza claro e demais elementos em azul escuro. A palavra Vibe escrita em maiúscula e as letras "i" e "e" em minúsculas. No centro o desenho de um telefone antigo e dos lados o desenho de ondas de vibração. Abaixo as frases, escritas em inglês: Escolha um contato, indique uma vibração.

Eu lembro da primeira vez em que fui na sala de trabalho do meu amigo Ricardo, presidente da Adevis. Fiquei impressionada com o “notebook que falava”. Nossa! Era o máximo! E a velocidade, então? Coisa de outro mundo. Fiquei observando e percebi que tudo naquela sala falava: os dois computadores no espaço ao lado, o celular, o relógio. Eu ficava boquiaberta com tanta tecnologia. Mal sabia eu que, alguns meses depois, meu notebook e meu celular também iriam aprender a falar porque eu queria que eles falassem a mesma língua. 

Acontece que, há ocasiões que, acredito, que nem sempre o deficiente visual está disposto a ouvir as vozes de seus aparelhos, principalmente as mecanizadas dos celulares. Para isso existe o Vibe que, assim como podemos personalizar o toque, pode-se personalizar o tipo de vibração para cada chamada.


Vamos esclarecer que o aplicativo não tem uma configuração acessível para deficiência visual e para isso a pessoa precisará do auxílio de um vidente ou usar o Talk Back – aplicativo nativo de acessibilidade do Android – que, sinceramente, nesse caso, só causa confusão já que lê tudo o que está na tela direto e reto. 

A configuração é fácil: escolha um contato e depois uma maneira personalizada de vibração. Alguns são disponíveis apenas na versão paga. E pronto. Sempre que o celular tocar ou estiver no silencioso e algum desses contatos que foi personalizado ligar, ele vai vibrar diferente. De cara, sem som, a pessoa vai saber quem está ligando. 

Infelizmente ele não é totalmente gratuito. Você pode usar a versão gratuita normalmente, porém para usar todas as funcionalidades do aplicativo é necessário adquirir a versão paga que nada mais é do que uma atualização. Infelizmente não sei quanto custa porque fiquei com medo de arriscar por não conhecer a procedência. O acesso é feito dentro do próprio aplicativo. Lembrando que, para comprar qualquer produto na loja do Google é necessário ter um cartão de crédito internacional. 

Quem tiver uma criatividade bacana pode criar uma vibração personalizada e salvar. Isso é bem bacana. 

Esse recurso pode ser usado para deficientes auditivos também já que o telefone deles não tem som. Daí você diz: mas quem telefona para um surdo? Eu tenho um amigo surdo que muitas vezes as pessoas dão um toque e ele responde com mensagem. Século XXI, queridinhos. As possibilidades para uso, cada um adapta de acordo com a sua necessidade. Eu achei bacaninha. Pena que a versão gratuita é limitada.

Detalhes do aplicativo:

Nome: Vibe
Tipo de deficiência: visual e auditiva
Função: indicar vibrações diferentes para contatos
Minha avaliação: de 1 a 5 - 3
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito mas para ter acesso a todas as funcionalidades é necessário atualizar para a  versão paga no próprio aplicativo que infelizmente não tive acesso à página de preço.
Desenvolvedor: Base2Apps
Contato: support@base2apps.com
Link para download no Google Play


Nenhum comentário:

Postar um comentário