0

Que-fala! Prancha de comunicação alternativa gratuita para Android

terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Descrição da imagem: uma prancha retangular, com 18 quadros distribuidos em três linhas e seis colunas. Nas primeiras, há uma moldura laranja em volta de cada quadro e dentro deles, um alimento como frutas, legumes, bolo, sopa, bolachas, chocolate, agua, café, leite, suco, salada, pão. Na última coluna os quadros tem moldura azul e na primeiro aparece um desenho de um rostinho com de uma criança com a se lambendo como se estivesse faminta. Na outra a mesma imagem mas com um "X" em cima para dizer que a pessoa não está com fome. E no último quadrado, o desenho de uma casa. Fim da descrição.

Já falei aqui do Help Talk, prancha de comunicação alternativa que recebeu até prêmio pela sua usuabilidade. Agora, temos mais uma opção que é o Que-fala. Confesso que Comunicação Alternativa (CA) é um assunto que, por motivos bem pessoais, tem me chamado bastante atenção. Saber que essa tecnologia pode ampliar a comunicação entre pessoas que não tem fala e pessoas sem deficiência é algo fantástico. Saber que é possível ultrapassar a barreira do silêncio e assim poder respeitar integralmente os desejos e anseios das pessoas é algo que, sinceramente, me emociona.

Mas vamos ao aplicativo:

Você pode baixar no smartphone mas como a tela é pequena, os ícones ficam um pouco amontoados. O ideal é fazer o download em um tablet com sistema Android. Por enquanto, não há disponibilidade para iPad.


Outro detalhe importante é ter um bom sintetizador de voz. A dica que eu dou é a voz do Google, Luciana, que é paga mas nem é tão cara e, além do mais,  vale cada centavo porque pode ser usada em diversos aplicativos que usam sintetizadores.

Dito isso...

O aplicativo é bastante personalizável e permite que o usuário faça pranchas de comunicação alternativa próprias, inclusive com fotos de parentes, amigos, símbolos próprios e etc. Desta forma, a conversa fica muito mais pessoal.

Para isso é necessário fazer um cadastro no site do aplicativo www.quefala.com.br e depois, fazer o login no tablet e baixar a prancha personalizada lá. Eu testei e deu certo. Veja como é fácil nesse link acessível ou clicando player abaixo.


O visual poderia ser mais atraente, mas a causa é tão nobre que isso é detalhe. 100% brasileiro, merece ser testado. 

Detalhes do aplicativo:

Nome: Que-fala
Tipo de deficiência: Pessoas com dificuldades de comunicação verbal
Função: Prancha de comunicação alternativa para ampliar as habilidades comunicacionais da pessoa sem fala.
Minha avaliação: 1 a 5 - 4
Sistema operacional: Android
Idioma: Português
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: Metodos Soluções Inteligentes
Contato: comercial@quefala.com.br
Link para download no Google Play
Programa complementar: Sintetizador de voz Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário