Sintetizador de voz: Luciana

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


Tela fundo preto ao lado escrito SVOX Luciana Portugues Brasileiro. Abaixo, em um espaço branco e letras pretas "Oi, eu sou a Luciana. Digite um texto para me ouvir falar" Abaixo vários botões para configurar a voz quanto à volume, tom e outras funcionalidades.
Não me pergunte quem escolhe os nomes das vozes e nem por que motivos elas tem esses nomes. Mas quem fala português nos aparelhos Android é a voz Luciana, a voz brasileira do Google. Daí você pergunta: e o quico?



Bom, muitos aplicativos que lidam com a temática acessibilidade utilizam sintetizadores de voz. Sem ele seria como assistir uma televisão no “mute”. Ou seja, funcionam porém sem voz o que, dependendo da função, não nos serve pra nada. O próprio Andróid tem uma funcionalidade de acessibilidade chamada TalkBack (falo dela outro dia) que oraliza as funções do celular a medida em que vamos usando. Eu particularmente não acho muito acessível, mas, serve de exemplo.

A voz Luciana é suave e bastante agradável. Para ouvir, vá até o player abaixo ou clique nesse link acessível.


O mais bacana é que ela é super configurável. Podemos configurar o tom, velocidade e até mesmo ensinar a tal Luciana como pronunciar algumas palavras mais difíceis. Não é um aplicativo gratuito mas vale cada centavo. Pode ter certeza. Pra tirar a dúvida e aprender a configurar, você pode usar a versão trial que é gratuita por trinta dias.

Detalhes do aplicativo:

Nome: SVOX Luciana
Função: Complementar para aplicativos que precisam de sintetizadores de voz
Minha avaliação: de 1 a 5 - cinco
Sistema operacional: Android
Preço: R$ 6,16
Desenvolvedor: SVOX Mobile Voices
Contato: androidmarket@nuance.com
Link para download no Google Play