0

Wheelmap: crie um mapa colaborativo de estabelecimento acessíveis para cadeirantes

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Em 2012 eu conheci um bando de gente bacana por conta de dedicar um pouco do meu tempo para as questões de acessibilidade. Dentre eles, alguns amigos da Leme - Associação de Lesados Medulares. A convivência foi tão bacana que o auge foi termos nos encontrado em um show, eu e mais dois amigos das rodinhas: a Lidi (acompanhada da fiel escudeira Chris, irmã e parceirona) e o Ari (acompanhado da namorada lindona que ele tem, Carla). Além deles, foi um prazer conviver com a Celina e o Dieguinho -que não está nesta foto - e suas super cadeiras motorizadas.
Na foto, todos sentados em uma praça arborizada. Ao lado de cada um, seus nomes e uma seta apontado para que o leitor saiba quem é quem. Da esquerda para direita, Carla Paiva e Gilvanio sentados em um banco da praça. Formando um semi-ciírculo, em cadeiras de roda, Ari, Celina e Lidi. Todos estão sorrindo

E esse povo não é fácil. Divertido e sempre com uma ideia nova na cabeça, normal pensarem em lugares diferentes para ir e visitar. Acontece que nem todos os lugares estão preparados para receber a turma sobre rodas.

Seria bom saber se o lugar é ou não preparado para receber cadeirantes antes de sair de casa para evitar algumas incomodações desnecessárias, certo? Certo. Pois é aí que entra o Wheelmap ou, num bom português, o mapa da cadeira.



Construa seu mapa:

Tela do android com mapa de várias ruas desenhadas. Ali, vários pontos marcados em verde, cinza e vermelhos como restaurantes, pontos de ônibus, bancos. Os pontos em verdes são lugares totalmente acessíveis. Os pontos em vermelho são locais sem nenhuma acessibilidade e os pontos em cinza não tem informação a respeito.

O Wheelmap é um aplicativo colaborativo, ou seja, se ninguém inserir informações ele não serve para nada. Agora, se todos compartilhar a informação de acessibilidade dos estabelecimentos e prestadores de serviços aí a brincadeira fica séria e a tecnologia, útil.

Embora ele seja originalmente alemão, ele identifica locais perto de onde você está.
E é ai que você entra:
Por meio de filtros é possível saber onde existem lugares com acessibilidade total até o status de nenhuma acessibilidade. Isso porque os usuários, depois de fazer um cadastro na web no OpenID, qualquer pessoa pode inserir informações sobre acessibilidade não somente do aplicativo mas de qualquer computador.


A diferença é que quem acessa do computador, além de mudar o status de acessibilidade, poderá colocar um breve comentário sobre o lugar (apenas um, na descrição) e deixar o perfil do estabelecimento mais rico adicionando site, telefone e outras informações úteis.

Tela do site wheelmap.org em portugues


Também é possível ver o local pelo Google Street View, nas cidades que tem esse recurso disponível. Assim poderemos ver, de cara, os obstáculos visíveis já na entrada do estabelecimento.

E como você pode colaborar?

Não. Ninguém quer o seu dinheiro. Apenas que você e seus amigos reconheçam os lugares no mapa, diretamente no endereço do link do wheelmap.org e indique o status de acessibilidade do local. E não importa em que cidade você mora. Vai lá e ajude a construir esse mapa acessível.

Por que ajudar?

1. Não vai levar muito tempo. Depois de fazer o cadastro, identificar cada local leva no máximo um ou dois minutos;
2. A iniciativa vai ajudar um monte de cadeirantes que vão saber com mais precisão se o local é acessível ou não.
3. Isso vai dar uma força bacana para aqueles lugares que cumprem a lei de acessibilidade;
4. Você pode dar um puxão de orelha naqueles estabelecimentos que não tem acessibilidade pois eles ficarão marcados em vermelho no mapa.

Gostou da ideia?

Então junte-se a ela pela internet ou baixando o aplicativo.
Ele está disponível para Android, Apple Store  e para quem não tem celulares com esses sistemas operacionais, pode acessar pela web, sem problema algum. É ou não é um dos seus aplicativos favoritos?

Detalhes do aplicativo:

Nome: Wheelmap
Tipo de deficiência: Física, que necessite de adaptações específicas de acessibilidade à cadeiras de rodas.
Função: Identificar locais de comércio e prestadores de serviço que tenham acessibilidade
Minha avaliação: de 1 a 5 - 5
Sistema operacional: Android, Apple Store
Disponível para web também
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: SOZIALHELDEN e.V.
Contato: info@wheelmap.org
Site em português: http://wheelmap.org/pt-br
Link para download no Google Play
Link para download na Apple Store
Link para o aplicativo na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário