0

EqualEyes - Adapta seu smartphone para quem tem baixa visão

segunda-feira, 11 de março de 2013
Descrição da imagem: tela fundo preto. Divido em duas colunas com cinco desenhos na vertical cada uma. Em baixo de cada desenho, a definição em do desenho em inglês. Na primeira coluna um fone de telefone, um bonequinho para representar agendas, um relógio, um mapa, uma seta apontando para a esquerda para indicar a página anterior. Na coluna, dois uma agenda para mostrar as chamadas efetuadas, um balão de diálogo para mostrar mensagens, um relogio com alarme, um "I" para mostrar informações e uma seta para a direita para mostra a próxima página.  Fim da Descrição

Nessas minhas vivências de testar inúmeros aplicativos é comum eu ver a descrição dele na página do Google Play, criar uma expectativa razoável e ser totalmente decepcionada. Aconteceu diversas vezes. Muitas eu acabo nem escrevendo a respeito porque o aplicativo é tão ruim que, sinceramente, me constrange colocá-lo no blog. Mas, se o meu objetivo é prestar serviço, acho que tenho que falar de aplicativos ruins também, justamente para que os desenvolvedores possam aprimorar seus produtos e que os consumidores possam avaliar se estou certa ou errada na minha crítica. 

A questão é que o Equal Eyes se propõe a ser um lancher (aplicativo que muda totalmente o visual nativo do seu smartphone) feito para pessoas cegas, com problemas de baixa visão e outras deficiências. Ao testar, pra mim, ele falhou miseravelmente nos seus objetivos. 

Ele tem um visual simples, em alto contraste, preto e branco. Os ícones na tela são enormes, fáceis de serem identificados e isso facilita muito para quem tem baixa visão. Além disso, suporta sintetizador de voz. Porém, embora a interface seja bonita, a voz fala apenas em inglês. Assim como tudo escrito. Então nós, brasileiros, se torna inviável porque a pronúncia de um vocalizador em português falando em inglês não tem como entender. 

Mas supondo que você consiga tirar isso de letra, existe outro empecilho  para as pessoas cegas, não tem como ficar adivinhando onde estão os botões. Sem contar que o primeiro toque é apenas para marcar e para selecionar é preciso clicar duas vezes bem rápido, o que para pessoas com deficiência não é muito prático. 

Eu confesso que não consegui enviar uma reles mensagem justamente por conta desse toque resistivo. Não consegui fazer muita coisa nem com os olhos abertos e nem fechados. Portanto, não cumpre o que promete. Por enquanto, o melhorzinho para pessoas com problema de baixa visão, o melhor até o momento é o Big Laucher.


Detalhes do aplicativo:

Nome: EqualEyes 
Tipo de deficiência: Visual
Função: Altera o visual do smartphone
Minha avaliação: 1 de 5 - 1
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: EqualEyes Solutions ltd.
Contato: contact@equaleyes.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário