0

Simple Banner: Comunicação a curta distância

domingo, 3 de março de 2013
Descrição da imagem: tela preta. frase um número de telefone em amarelo deslizando da direita para a esquerda. fim da descrição.

Esse aplicativo não está na categoria de acessibilidade mas se mostrou bastante útil nos últimos dias. Ele tem praticamente a mesma função que o What? aplicativo explicitamente acessível que eu já falei aqui, mas infinitamente melhor. Isso porque é possível escrever frases e se comunicar com alguém a curta distância. 

Eu usei recentemente no Ensaio fechado do Duca Leindecker. Para não atrapalhar, eu escrevi a frase: Eu tenho uma pergunta. E imediatamente, a mediadora viu e passou o microfone. Quando meu chefe estava conversando com uma pessoa e eu precisava conversar com ele, escrevi "Posso entrar?" e coloquei o smartphone no vidro para que ele pudesse ler. 

O sistema funciona exatamente como um banner de ônibus ou de painel eletrônico. Você escreve uma frase como bem entender, sem limite de caracteres (mas é lógico que quanto menor for a frase mais chance de ser compreendida ela terá). E aperta display. O fato de as letras serem amarelas em fundo preto dá um alto contraste, o que ajuda a visualização por todos, principalmente por quem tem baixa visão. 

Quem tem alguma dificuldade na fala também pode utilizar desde que, concomitantemente, não tenha dificuldade para digitar a mensagem, que utiliza o teclado padrão ou escolhido. O problema desse app é que não podemos controlar a velocidade da frase. Mas é bacana testar. Quando o silêncio não é uma opção, tem que se usar a criatividade. 

Detalhes do aplicativo:

Nome: Simple Banner
Tipo de deficiência: Pessoas sem deficiência e dificuldades na fala
Função: Mostrar uma frase deslizante no display do celular.
Minha avaliação: De 1 a 5 - 4
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: Welldonecom
Contato: openedsky@naver.com
Link para download no Google Play

Nenhum comentário:

Postar um comentário