0

Vocal Calculator: a calculadora acionada pelo som da sua voz

domingo, 21 de abril de 2013
Descrição da imagem: Tela retangular, na vertical. Na parte superior, uma linha preta na qual tem vários ícones referentes à tela do smartphone. Abaixo, uma linha com uma propaganda do Google para baixar o aplicativo OLX. Abaixo dessa propaganda, em letras pretas, a frase em inglês "Says calculations to do". Abaixo da frase um botão vertical cinza, de aproximadamente 1 centímentro, no qual tem a abreaviação "desativ." e uma luz verde abaixo da palavra. Quase no meio da tela, um círculo preto com um microfone antigo em vermelho bem no centro desse círculo e uma linha verde oblíqua sobre o desenho todo. Abaixo se vê 324 x 938 = 332052. Na parte inferior da tela, um botão cinza, semelhante ao primeiro, onde se lê a palavra em inglês "Setting". Fim da descrição.


Eu nunca fui muito boa em matemática embora, dentro da disciplina, meu assunto favorito fosse geometria espacial, produtos notáveis e todas as variáveis de regras de três. Para entender como a coisa toda funcionava eu tinha que desenhar o objeto e, somente a partir daí, fazer os cálculos. Nesse ponto, era dez na  certa. 

Mesmo tendo seguido a carreira de jornalista nunca consegui me livrar das calculadoras. Acredito que ninguém consegue independente do que escolhe fazer na vida. Porém algumas pessoas, por ter deficiência visual ou até mesmo motora, não tem como ficar apertando os minúsculos botõeszinhos dessas máquinas. Aí entra Vocal Calculator.

Esse aplicativo nada mais é do que uma calculadora acionada por voz. Você abre o aplicativo, ativa o Google Voice. Aqui o detalhe: é importante que você esteja conectado a uma rede de internet seja ela wi-fi ou 3G porque o Google Voice só funciona por meio de uma rede de dados. Além disso, se tiver um sintetizador de voz, melhor. Sempre indico a voz brasileira do Google, Luciana.

Dito isso, tudo o que você tem que fazer é falar o cálculo de maneira calma e clara. Por exemplo.

Trezentos e vinte e quatro vezes catorze.

E a resposta será dita em seguida. 

Caso você não seja claro, o aplicativo pede para repetir ou diz que não entendeu. Os cálculos são precisos e aceitam operações bem complexas desde que você saiba o caminho usando as quatro operações básicas. Exemplo: ao invés de perguntar 324 - 30% você tem que fazer o cálculo de 30 vezes 324 dividido por 100.

Eu achei sensacional porque funciona. E pode ser usada por qualquer pessoa mas principalmente por quem tem algum problema motor. Se bem que para chegar até o aplicativo, uma vez que os smartphones não tem uma boa interface para pessoas com deficiência visual é bem complicado mas, esperamos que esse pequeno grande detalhe seja superado muito em breve com a popularização desses aparelhos. 

E aí, vamos fazer cálculos?

Nome: Vocal Calculator
Tipo de deficiência:  Visual, motora
Função: Resolver cálculos matemáticos apenas pelo som da voz
Minha avaliação: De 1 a 4 - cinco
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: supertommino
Contato: tommino.sam@gmail.com
Link para download no Google Play

Nenhum comentário:

Postar um comentário