7

Quem escreve


Fim da Descrição: A foto colorida mostra eu, Cler Oliveira, sentada na beira de uma porta, olhando para cima. Sou negra e gordinha. Tenho um metro e sessenta e três, cabelos lisos, pretos mas que agora estão ligeiramente avermelhados. Na foto estão soltos e com o efeito milagroso da chapinha. Pra ser bem sincera, é assim que eu gosto deles. Meus  olhos são amendoados e castanhos escuros. Sorriso sempre aberto. Olha que para tirar ele de mim a pessoa tem que ser profissional. Voltemos à foto. Num dia chuvoso, eu estou sentada no degrau da porta. Quem está batendo a foto está em pé do lado de dentro da porta. Eu estou olhando para o fotógrafo, sorrindo, como costumo fazer ultimamente. No pescoço, uma echarpe grande e com flores miúdas rosas. Ganhei de presente de uma amiga de aniversário. Visto uma blusa vermelha de mangas cumpridas, calça preta. Os braços estão cruzados sobre o colo. Atrás de mim é possível o chão do pátio da minha casa. São lajotas quadriculadas marrons que com o reflexo da luz do dia começam escuras e no fim da foto ficam brancas. Sobre elas, uma única folha seca que, pelo dia chuvoso, obviamente, está molhada. E essa sou eu. 37 anos, mas já me disseram que eu aparento bem menos. Já tive que mostrar a identidade para provar que eu tenho a idade que tenho. Sempre é divertido. Fim  da Descrição

Olá, prazer. Meus amigos deficientes visuais que usam leitores de tela já sabem como eu sou porque usei o recurso da descrição para me apresentar. Para quem não me conhece, meu nome é Cler Oliveira, sou gaúcha, jornalista formada com ênfase em Multimeios portanto, uma pessoa que curte tecnologia. Blogueira desde 2007, tenho dois outros blogs: um sobre música e outro sobre canecas. Agora, ACESSIBILIDADE, assim, com maiúsculo mesmo, é o que me fascina. Desde pequena sempre questionei por que o mundo todo não era feito pra todo mundo. Porém foi com a vida adulta que tive oportunidade de lidar com o assunto e tentar mudar, senão toda, parte dessa realidade. Se sou deficiente? Sim, sou pois tenho a mobilidade reduzida em função de duas artoplastias totais de quadril direito e esquerdo que, trocando em miúdos, são próteses artificiais que substituem a articulação do fêmur e resolve os problemas de dores que eu tinha. Isso compromete um pouco a minha marcha mas, quer saber? Não me importo. 

Atualmente sou integrante do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania das Pessoas com Deficiência de Novo Hamburgo e sempre que posso estou com meus amigos que fazem parte de associações que trabalham com pessoas com deficiência. Por quê? Porque eu amo muito tudo isso. Estudo muito tudo isso e trabalho - na companhia de pessoas muito especiais - pra que o mundo todo seja pra todo  mundo. Trabalho na Secretária Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, no departamento de Acessibilidade e no momento estou como responsável por esse setor que está iniciando um lindo trabalho na cidade. Além disso, escrevo sobre o assunto na revista CDL / Campo Bom. Fiz dois cursos de audiodescrição, faço Libras e iniciarei braille em setembro. A vida é corrida, mas vale a pena. 

Detalhes bobos sobre mim mas que talvez você goste porque só quer passar o tempo:

Nasci no dia 1º de março, sou Peixes ascendente em Touro. Gosto de inverno, U2, Bon Jovi, Coldplay, Aerosmith, chocolate, tudo relacionado à psicologia, psiquiatria, terapia e psicanálise. Séries de TV, livros, internet, jornalismo, aplicativos de celular, amigos, fotografia, montanha-russa, o vento do litoral, mesmo que eu tenha medo de mar, chuva, cheiro de terra molhada, vozes, rádio. 

Não gosto de morangos, de pessoas que dizem que estão chegando quando nem mesmo saíram de casa, de caneta vermelha, indiferença, pessoas mau-humoradas, calor... 

Não me importo em esperar desde que tenha a companhia de um smartphone, um livro ou de pessoa bacana (não necessariamente nessa ordem). Sempre gostei mais de dar do que ganhar presentes. Um sonho? Vários. Um deles é que esse blog possa ajudar muitas pessoas... bom, ajudando uma, já me dou por satisfeita. 

Meus trabalhos:

Meus blogs:



Clipping
Máteria O Estado de Minas sobre Aplicativos de Celular
Título: Empresa brasileira desenvolve aplicativos para portadores de distúrbios de linguagem e articulação - Blogueira testa e reprova programas disponíveis para o sistema Android - 15/08/2013
Matéria ABCDomingo sobre audiodescrição
Título: Para nem todo mundo "ver" - 30 de junho de 2013

Coluna - Revista CDL
Dezembro/2012
O seu estabelecimento está preparado para receber pessoas com deficiência (apenas o texto)

Vídeo - Acessibilidade na web - Conectados
TV Unisinos - Janeiro / 2013
Link acessível


Vídeo: Acessibilidade Colégio Tancredo Neves
TV NH - Canal 14 da NET - outubro/2012
Link acessível


Matéria sobre blogs
Título: Meu querido blog - Caderno Bah! - Nov/2011
Parte I | Parte II - Não acessíveis

Matéria News sobre blogs


7 comentários:

  1. Gostaria de saber qual sistema Operacional tem maiores aplicativos para PCD's?

    É verdade que o Iphone já vem com recursos de acessibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o iOS (sistema operacional dos dispositivos mobile da Apple) não for o que mais possui apps para cegos ou que ajude indiretamente os mesmos, é um dos. Mas, tenho quase certeza que é o que mais possui sim. E é a plataforma onde estes apps são mais baratos e acessíveis.
      O iPhone disponibiliza recursos de acessibilidade já de fábrica.

      Excluir
  2. Sobre o sistema operacional, sinceramente, não saberia dizer. Mas é verdade que o iPhone já vem com recursos de acessibilidade nativo e que esses são os melhores até o momento. Leia o artigo escrito pelo Marcus Vinicius porque ele é apaixonado pela Apple justamente por esse motivo: acessibilidade. http://www.aplicativosparapcd.com/2013/02/apple-respeito-pelos-usuarios-e.html

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto Marcus. Sou def auditiva, porém oralizada. Gostaria de saber se a Apple tem o som para ligações e para ouvir músicas pontente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o som é bem potente sim... Mas recomendo que você vá até alguma loja e solicite ao vendedor que permita que você faça um teste. O iPhone é compatível com diversos aparelhos auditivos também.
      Normalmente, as lojas autorizadas a revender produtos da Apple possuem vendedores capacitados pela própria Apple, que poderão lhe tirar qualquer dúvida a respeito. São identificadas por uma maçã brilhante dentro da loja. Recomendo a Fastshop.
      Dê uma olhada aqui:
      http://www.apple.com/br/accessibility/iphone/hearing.html

      Excluir
    2. Sim, o som é bem potente sim... Mas recomendo que você vá até alguma loja e solicite ao vendedor que permita que você faça um teste. O iPhone é compatível com
      diversos aparelhos auditivos também.
      Normalmente, as lojas autorizadas a revender produtos da Apple possuem vendedores capacitados pela própria Apple, que poderão lhe tirar qualquer dúvida a respeito.
      São identificadas por uma maçã brilhante dentro da loja. Recomendo a Fastshop.
      Dê uma olhada aqui:
      http://www.apple.com/br/accessibility/iphone/hearing.html

      Excluir
    3. Fui até a loja da Apple hj. Fui bem atendida, porém, o vendedor me disse que não saberia me informar sobre a questão do som potente e não haviam smartphones disponíveis para teste.
      Pelo site da Apple , parece que o Iphone é o mais indicado para quem tem perda auditiva.

      Excluir